Noémia de Souza e as imagens líricas do cais
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise literária do poema “Cais”, da autora
moçambicana Noémia de Sousa com a intenção de encontrar as imagens poéticas representadas
no texto. Essas imagens poéticas estão plasmadas pela voz do eu lírico, que examina a cidade,
buscando revelar o contexto social no qual estão inseridas. O estudo apresentado no referencial
teórico verifica os conceitos sobre imagem, cidade, memória e olhar dentro do poema de Sousa.
Em primeiro lugar, realizamos um breve estudo sobre o conceito de poesia, principalmente
sobre a poesia moderna e a poesia social (PAZ, 1989; CARA, 2007; LUIS, 1965), a fim de
verificar como se desenvolvem nos poemas de Sousa. Logo após, apresentamos o contexto
histórico e biográfico da autora, que são necessários para uma melhor compreensão do objeto
proposto - o poema Cais -, que faz parte do livro Sangue Negro. Nossa análise está pautada nos
símbolos (OSTROWER, 1977; ELIADE, 1979) revelados por meio da voz do eu-lírico. Eles
representam a construção imaginária citadina (CANCLINI,1997; MERINO, 2010) e o corpo
negro, que, mediante o olhar (NOVAES, 1988) da poetisa, é possível observar como foi
representado e registrado na memória (OSTROWER, 1977; AGOSTINHO, 2010), tanto de
Moçambique, como dos negros. O método utilizado foi o de revisão bibliográfica de caráter
qualitativo, porque usamos a descrição das relações imagéticas representadas no poema.
Portanto, a finalidade da pesquisa, além da descrição e análise das imagens, foi dar relevância
às poesias africanas pouco divulgadas tanto no meio acadêmico como fora dele.
