• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Elizabeth de Oliveira Galhardi - dissertação (8.076Mb)
Data
2021
Autor
Galhardi, Elizabeth de Oliveira
Pereira, Grazielle Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada <Visão, Luz e Cores=, que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A oficina foi composta por alguns experimentos que elucidam os conceitos físicos e biológicos associados ao sentido da visão. O público-alvo desta atividade foram os alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, localizada no município de Mesquita, região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de dois métodos: o primeiro, por meio da metodologia da lembrança estimulada, fazendo uso de registros fotográficos das atividades, e o segundo através de uma análise dos desenhos confeccionados pelas crianças. Os dados obtidos pela LE foram analisados à luz da metodologia das conversas de aprendizagem, já os desenhos foram interpretados através da categorização a partir da observação dos mesmos. A partir da análise dos dados da LE, notou-se que diversos elementos da oficina ficaram retidos na memória das crianças, assim como alguns conhecimentos acerca dos conceitos científicos abordados. Já a análise dos desenhos trouxe elementos do cotidiano das crianças, bem como da própria oficina e da interação delas com os mediadores. Os resultados mostram que as atividades de DC realizadas durante a oficina têm potencial lúdico para despertar o interesse das crianças pela temática, bem como contribuir para sua educação científica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1531
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV