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dc.contributor.advisorVieira, Valéria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T21:23:03Z
dc.date.available2025-03-21T21:23:03Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. 205 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1361
dc.description.abstractCom o intuito de promover ações que engajem a comunidade escolar, esta tese propõe o uso de metodologias diferenciadas para despertar o interesse e incentivar o envolvimento dos alunos no contexto educacional. O estudo, parte de uma pesquisa de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, busca responder à seguinte pergunta: Como o uso da Webquest (WQ) associada à ludicidade pode contribuir para o Ensino de Ciências? Para tanto, traçou-se como objetivo analisar como as atividades lúdicas inseridas em uma Webquest podem potencializar a aprendizagem dos discentes a respeito dos sistemas humanos. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa participativa, envolvendo trinta e oito (38) alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, a execução de suas atividades ocorreu no período de março a agosto de 2021. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento dos alunos sobre os sistemas humanos (Digestivo, Respiratório, Circulatório e Imunológico). Com base nas respostas, foi elaborada uma WQ com conteúdo e atividades lúdicas relacionadas aos sistemas, apresentada posteriormente aos alunos. A WQ serviu como recurso didático virtual, utilizando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos acessassem os materiais em casa, enriquecendo seus estudos por meio de leitura, vídeos e outros recursos. Os alunos se envolveram ativamente na busca de informações na WQ para obter um embasamento teórico sólido sobre os sistemas humanos, participando posteriormente de debates em sala de aula. Durante essas discussões, muitos alunos adotaram uma postura proativa e colaborativa, auxiliando uns aos outros na resolução de questões. Além disso, foi realizado o "Jogo Descobrindo o Sistema Digestório", durante o qual alguns alunos enfrentaram dificuldades para responder certas questões. Após o jogo, foi aplicado um questionário seguido de uma roda de conversa, na qual os alunos discutiram o tema com colegas e compartilharam o que aprenderam. A utilização da WQ associada à ludicidade demonstrou estimular o interesse dos alunos em buscar mais informações sobre o assunto abordado. No entanto, a falta de acesso à tecnologia e à internet pode limitar a utilização de ferramentas digitais na escola. A despeito dos desafios enfrentados, a docente implementou estratégias ao longo da pesquisa para transpor obstáculos. Embora a pandemia tenha acarretado problemas na educação, alguns alunos conseguiram emergir dessa adversidade com novas experiências e conhecimentos, ampliando, assim, seus horizontes científicos. Entretanto, mesmo diante de todas as circunstâncias apresentadas durante a pesquisa, os alunos demonstram a capacidade de aprendizado e crescimento, mesmo tendo enfrentado momentos adversos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectCorpo humano - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Elisangela de Souzapt_BR
dc.typeTesept_BR


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