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dc.contributor.advisorBomfim, Alexandre Maia dopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T19:29:02Z
dc.date.available2025-03-21T19:29:02Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCOSTA, Iomar Maria Salina da. Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim . 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1358
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental crítica (LAYLARGUES, LOUREIRO, BOMFIM, entre outros) naquilo que contribuem para leitura crítica do ambiente pelos discentes, para compreensão da relação sociedade-natureza e cidadania. Adequamos às cinco etapas da metodologia do Arco de Maguerez aos conceitos científicos, tarefas escritas, leituras de artigos e livros didáticos, além dos recursos midiáticos e aula extraclasse, favorecendo a progressão pedagógica graduada desde a observação do espaço de vivência; a teorização e a apropriação da realidade socioambiental do lugar. O planejamento da sequência de aulas foi idealizado para uma turma da terceira série do Ensino Médio, da Rede Pública Estadual em Belford Roxo, cujo perfil era de um grupo caracteristicamente heterogêneo, quanto a idade e nível de aprendizagem. Em comum, tinham em seu histórico os anos finais da Educação Básica com afastamento do convívio escolar presencial, devido à pandemia trazida pelo SARSCoV2. Esse grupo de alunos formandos em 2022, mesmo ano de retorno obrigatório presencial, após um ano e meio de afastamento total, foi afetado sobremaneira em seu processo formativo escolar. A proposta pedagógica considerou também essa adversidade. A categoria de análise principal para estudo foi o lugar geográfico, dele buscamos perceber os sistemas que compõem o espaço, para a identificação do problema socioambiental risco de poluição hídrica, tema eleito em concordância com o trabalho docente coletivo, sugerido em reunião pedagógica para ano letivo. A avaliação foi Formativa, adequada a metodologia de ensino, tendo por base o diagnóstico dado pelo perfil da turma, acompanhamos a progressão contínua de aprendizagem discente. Como resultados efetivos, notamos entre o conjunto de tarefas a cada etapa do Arco de Maguerez, que a turma foi graduando de: ausência total de entendimento relacional do sistema físico e socioespaciais no lugar, para percepção da dinâmica espaço/ tempo configurando a realidade ambiental com leitura através dos elementos geográficos necessários ao pensamento geográfico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleAulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerezpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Iomar Maria Salina da
dc.typedissertaçãopt_BR


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