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dc.date.accessioned2024-10-04T19:06:42Z
dc.date.available2024-10-04T19:06:42Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1159
dc.description.abstractO Ensino de Ciências pode ser definido como um campo de pesquisa diferenciado por abordagens que se modificam de acordo com o contexto histórico, econômico e social em que está inserido. Neste contexto, o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19, gerou uma grande crise educacional, que obrigou as instituições e os professores do mundo inteiro a alterarem drasticamente as suas práticas pedagógicas. Assim, sistemas de ensino do mundo inteiro recorreram aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, que se tornaram grandes aliados na garantia do cumprimento da programação curricular no distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Na rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, uma estratégia adotada para oportunizar um maior acesso ao ensino remoto emergencial ofertado durante a pandemia, foi o Rioeduca na TV – um programa baseado na exibição de videoaulas de todas as disciplinas, incluindo Ciências, em canal de TV aberta. Assim, este trabalho teve como objetivo geral avaliar o impacto das videoaulas produzidas pelo programa Rioeduca na TV no ensino de Ciências da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, trazendo, além disso, um relato sobre a experiência na elaboração e gravação de videoaulas de Ciências no Rioeduca na TV, durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa é qualitativa, básica e exploratória. Inicialmente, a fim de verificar como as videoaulas de Ciências impactaram os alunos da rede, foi realizado o levantamento das videoaulas de Ciências do Rioeduca na TV e uma análise quantitativa dos números de visualizações de cada videoaula, através da página da MULTIRIO, no Youtube. Em seguida, para investigar as impressões que as videoaulas de Ciências causaram nos alunos, foi realizada uma análise subjetiva dos comentários postados nas páginas das videoaulas. Enfim, para compreender como as videoaulas de Ciências impactaram as práticas pedagógicas dos professores da rede, foi realizada uma pesquisa online, através do preenchimento de um questionário pelo Google Forms. Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que, apesar das mazelas sociais evidenciadas pela pandemia, não se pode ignorar importância do Rioeduca na TV como uma estratégia que permitiu uma continuidade do ensino de Ciências durante a pandemia, além de compor um recurso didático atemporal, que está à disposição dos professores desta e de outras redes de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Ensino via Webpt_BR
dc.subjectRioeduca (Programa de Televisão)pt_BR
dc.subjectCOVID19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleImpacto do Rioeduca na TV no ensino de Ciências na rede municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Girlaine Pereira da
dc.typeTCCpt_BR


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