Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-10-04T18:47:45Z
dc.date.available2024-10-04T18:47:45Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1157
dc.description.abstractNo processo de ensino aprendizagem muitos professores enfrentam o desafio de abordar teorias e ensiná-las. Com isso, percebe-se um esforço por parte dos futuros professores para melhorar cada dia mais sua técnica ou forma de ensinar, aprimorando cotidianamente seus recursos para o ensino, de forma a facilitar o processo de aquisição de conhecimento de seus alunos. Por isso, o uso de novas estratégicas metodológicas como os modelos didáticos, vem sendo apontadas como uma alternativa educacional promissora para o ensino de ciências. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da aplicação de um modelo didático da estrutura de uma flor em uma aula de Botânica no Ensino Médio. Nossa metodologia foi desenvolvida com 45 estudantes do Ensino Médio em três escolas da rede privada dos municípios de Belford Roxo, Niterói e Rio de Janeiro (Ilha do Governador) por meio do ensino remoto. Para a coleta de dados utilizamos Google Forms para a aplicação de questionários e depois foi ministrada uma aula expositiva com modelo didático. Assim, foi feito uma pesquisa participante com os dados levantados através das perguntas respondidas no questionário. Com as respostas dos questionários os alunos se mostraram motivados por aprenderem de forma lúdica o interior da estrutura de uma flor. O recurso se mostrou um facilitador no ensino de Botânica quando abordamos o tema angiosperma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBotânica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleModelo didático de uma flor, abordagem pedagógica – uma experiência em turmas do Ensino Médio.pt_BR
dc.contributor.authorMendes, Thalita dos Santos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples