Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em instituições educacionais e sua relação com a Educação Ambiental (EA): um diagnóstico norteador para o IFRJ Campus Niterói
Abstract
A produção de resíduos sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade. No Brasil milhares de toneladas de resíduos sólidos são geradas diariamente. Lixões ainda não foram totalmente extintos e a coleta seletiva ainda é insuficiente. A Educação Ambiental é um recurso promissor no enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos. Este trabalho buscou produzir um diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos praticado no IFRJ Campus Niterói, de modo a propor formas de adequação e sugerir formas de utilização do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos como suporte a projetos de Educação Ambiental, com fins de formação do cidadão. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, documental e de campo. O trabalho possibilitou recomendar/sugerir ações de melhoria a partir do diagnóstico e análise SWOT. Se aplicadas poderão contribuir para uma melhor gestão dos resíduos sólidos na instituição e fornecer suporte para a promoção da Educação Ambiental, utilizando a questão dos resíduos como elemento estruturador das reflexões sobre modelos de produção, consumo e meio ambiente, contribuindo desta forma com a formação do cidadão apto a interagir de forma crítica com as políticas públicas ambientais rumo a um futuro mais sustentável. Educar para um futuro sustentável é uma tarefa que precisa passar pela Educação.