• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em instituições educacionais e sua relação com a Educação Ambiental (EA): um diagnóstico norteador para o IFRJ Campus Niterói

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC DIEGO DA SILVA BEZERRA (13.14Mb)
Data
2024
Autor
Bezerra, Diego da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A produção de resíduos sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade. No Brasil milhares de toneladas de resíduos sólidos são geradas diariamente. Lixões ainda não foram totalmente extintos e a coleta seletiva ainda é insuficiente. A Educação Ambiental é um recurso promissor no enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos. Este trabalho buscou produzir um diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos praticado no IFRJ Campus Niterói, de modo a propor formas de adequação e sugerir formas de utilização do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos como suporte a projetos de Educação Ambiental, com fins de formação do cidadão. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, documental e de campo. O trabalho possibilitou recomendar/sugerir ações de melhoria a partir do diagnóstico e análise SWOT. Se aplicadas poderão contribuir para uma melhor gestão dos resíduos sólidos na instituição e fornecer suporte para a promoção da Educação Ambiental, utilizando a questão dos resíduos como elemento estruturador das reflexões sobre modelos de produção, consumo e meio ambiente, contribuindo desta forma com a formação do cidadão apto a interagir de forma crítica com as políticas públicas ambientais rumo a um futuro mais sustentável. Educar para um futuro sustentável é uma tarefa que precisa passar pela Educação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1151
Collections
  • Ciências Sociais Aplicadas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV