O Plano de Gestão de Logística Sustentável nas Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro
Abstract
O atual sistema de gestão mundial tem promovido uma crescente demanda por recursos naturais e, por consequência, seu esgotamento, dentre outros impactos ambientais negativos. Nessa conjuntura, as organizações buscam elaborar estratégias para minimizar os seus impactos e documentos norteadores que preconizem as ações sustentáveis, que visão o atendimento às legislações vigentes, transparência de resultados e viabilidade de execução. O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é um documento regulamentado pela Instrução Normativa (IN) nº 10/2012, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que apresenta regras de elaboração direcionada, no mínimo, por sete temas: material de consumo; energia elétrica; água e esgoto; coleta seletiva; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras e contratações públicas; e deslocamento de pessoal. Neste sentido, a pesquisa foi pautada na análise de dados disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no estado do Rio de Janeiro e na aplicação do questionário com os membros da comissão gestora PLS, a fim de evidenciar o estado da arte das IES conforme as exigências da normativa. As etapas seguiram conforme destacado: levantamento e seleção das IES; análise do PLS; análise das práticas sustentáveis e aplicação do questionário. Foram foco do estudo 9 instituições e os resultados obtidos transpareceram o nível de maturidade institucional, comprometimento no cumprimento à legislação e boa condução da gestão. Conclui-se que as instituições necessitam de pontos de melhoria para que o PLS se torne uma realidade cotidiana à instituição.