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Unidades de conservação como área de educação ambiental não formal : uma revisão narrativa
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro Henrique de Almeida, orient. | |
dc.contributor.advisor | Louzada, Marco Aurelio Passos, coorient. | |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T20:48:53Z | |
dc.date.available | 2024-09-24T20:48:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | LOYOLA, Douglas da Nobrega. Unidades de conservação como área de educação ambiental não formal : uma revisão narrativa. Orientador: Pedro H. de Almeida Silva. Coorientador: Marco Aurelio Passos Louzada. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos Ambientais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1128 | |
dc.description.abstract | As unidades de conservação (UCs) são áreas protegidas criadas com o objetivo de preservar a biodiversidade, recursos naturais e culturais, além de promover o desenvolvimento sustentável. Essas áreas podem ser de diferentes tipos, como parques, reservas, estações ecológicas, dentre outras, e possuem um importante papel na conservação da natureza. Por sua vez, a educação ambiental, fundamental na sociedade atual, pode ser desenvolvida em diversos espaços e de diferentes formas, não se limitando apenas ao ambiente escolar formal. A educação ambiental não formal (EANF) engloba atividades educativas desenvolvidas fora do contexto escolar, incluindo UCs, visando promover a conscientização e sensibilização da sociedade em relação à preservação e conservação do meio ambiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sobre o papel das UCs como área de EANF. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica em bases de dados online, livros e artigos científicos relacionados ao tema. Os resultados mostram que as UCs são um importante espaço para a EANF, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e aprender sobre a biodiversidade local, a importância da conservação e os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente. Além disso, as UCs são um ambiente propício para a realização de atividades educativas, como trilhas interpretativas, palestras, oficinas e programas de capacitação. Dessa forma, a EANF pode ser considerada como um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Conclui-se que a EANF nas UCs pode contribuir para a formação de uma consciência crítica e reflexiva em relação às questões ambientais, promovendo mudanças de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.title | Unidades de conservação como área de educação ambiental não formal : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.contributor.author | Loyola, Douglas da Nobrega | |
dc.type | TCC | pt_BR |