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Implantação de um viveiro didático nas escolas: Como explorá-lo?

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TCC GABRIEL PAURA ANTONIO (1.011Mb)
Data
2023
Autor
Antonio, Gabriel Paura
Metadata
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Resumo
A inserção da Educação Ambiental (EA) nas escolas de educação básica brasileiras é uma estratégia para amenizar a crise ambiental e tem como função incentivar a consciência ecológica na formação do indivíduo. Nesse sentido, surge a necessidade de espaços escolares, fora de sala de aula, para desenvolvimento de atividades e práticas na temática ambiental. Os viveiros didáticos, sendo um espaço de produção de mudas de espécies vegetais, podem além de produzi-las, serem ambientes estimulantes para execução de práticas e reflexão crítica de algumas questões da EA, como ética e justiça ambiental, responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, recuperação de áreas degradadas, entre outras. O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um guia para a implantação de um viveiro de mudas didático em escolas do ensino fundamental, além de apresentar temas de diferentes disciplinas e/ou áreas de conhecimento, e atividades pedagógicas para explorá-lo. Para tanto, foi elaborado um protocolo com orientações técnicas para a criação e implantação de um viveiro de estrutura simples, servindo como uma extensão da sala de aula. A metodologia apresentou orientações técnicas de baixa complexidade, podendo ser executadas sem a necessidade de um profissional da área, visto que a produção das mudas não é para fins comerciais. Além disso, foram propostos alguns temas para serem abordados dentro do viveiro didático, que foram baseados no Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro para o ensino fundamental, com sugestões de assuntos sobre artes, matemática e nas áreas das ciências da natureza e ciências humanas. Por último, ainda foram elaborados roteiros de atividades pedagógicas práticas para serem desenvolvidas neste espaço.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1127
Collections
  • Ciências Sociais Aplicadas

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