dc.contributor.advisor | Maia, Tauan Nunes, orient. | |
dc.contributor.advisor | Araldi, Etiane, coorient. | |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T18:44:49Z | |
dc.date.available | 2024-09-18T18:44:49Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana Pereira da. Parque da Chacrinha : um espaço de lazer ou espaço de propagação da educação ambiental? Um desafio para o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Tauan Nunes Maia. Coorientadora: Etiane Araldi. 2021. 33 p. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos Ambientais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1098 | |
dc.description.abstract | Este trabalho originou-se da análise das experiências do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e dos frequentadores do Parque Estadual da Chacrinha, localizado em Copacabana no Rio de Janeiro. Os frequentadores do parque, buscam o espaço como área de lazer, desafiando o Grupamento em promover ações em educação ambiental. O objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica da educação ambiental e do lazer a partir das impressões dos frequentadores e das ações do Grupamento no parque. Sob o enfoque qualitativo, foi utilizada a metodologia das vinhetas ambientais, que são fragmentos de fatos e falas das experiências dos frequentadores do parque, além do uso de fotografias das vivências no cotidiano do espaço. Na elaboração deste trabalho, a pandemia da Covid-19 se fez presente, alterando os usos do parque. Foi incluída a descrição sobre o atravessamento da pandemia na pesquisa e no comportamento dos frequentadores do parque. Como resultado, a partir das observações e discursos coletados entre julho de 2020 a agosto de 2021, percebeu-se que a pandemia desencadeou uma ressignificação do espaço com o despertar da prática da educação ambiental, reconhecendo o parque não apenas como lugar de lazer, mas também como Unidade de Conservação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Unidade conservação | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Parque da Chacrinha : um espaço de lazer ou espaço de propagação da educação ambiental? Um desafio para o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Adriana Pereira da | |
dc.type | TCC | pt_BR |