Mostrar el registro sencillo del ítem
Atividades extracurriculares na escola (jiu-jitsu): quando a formação do professor importa.
| dc.date.accessioned | 2024-09-09T13:21:58Z | |
| dc.date.available | 2024-09-09T13:21:58Z | |
| dc.date.issued | 2019-12-20 | |
| dc.identifier.citation | LEONEL, Marina Garcia. Atividades extracurriculares na escola (jiu-jitsu): quando a formação do professor importa. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação Física Escolar), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1084 | |
| dc.description.abstract | Durante muitos anos o professor de jiu-jítsu estava presente, em grande parte, apenas em academias e centros de lutas, a formação desse professor era relacionada aos anos que vivenciava o esporte dentro desses locais e muitos não possuíam formação em Educação Física. Atualmente as universidades possuem disciplinas para tratar da modalidade. No mesmo sentido, a modalidade tem encontrado lugar nas escolas de educação básica, seja como um conteúdo da educação física (lutas) ou como atividade extraclasse. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da área da Educação Física, o jiu-jítsu faz parte de um componente curricular denominado como cultura corporal de movimento que tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte, as lutas, a dança, a capoeira e outras temáticas que apresentarem relações com a cultura corporal de movimento e o contexto histórico-social dos alunos. No presente trabalho optamos por dar enfoque no jiu-jitsu enquanto atividade extracurricular na escola. São duas as questões centrais deste estudo: 1) qual a relação das atividades extracurriculares com a realidade escolar? e 2) qual a contribuição da formação em educação física para os professores de jiu-jitsu que ministram aulas extracurriculares? A pesquisa será realizada com a aplicação de um questionário de entrevista semiestruturado a professores de jiu-jitsu formados e não formados em educação física e que atuem em atividades extracurriculares nas escolas. O eixo central do questionário é identificar as diferenças presentes na estrutura das aulas (objetivo e metodologia) de um professor de Jiu-jitsu formado em Educação Física e um professor de Jiu-jitsu sem formação em Educação Física. Adicionalmente, pretendemos avaliar a relação dessa atividade extracurricular com a escola, isto é, se ela se articula com a disciplina educação física ou com a missão da escola. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
| dc.subject | Educação Física | pt_BR |
| dc.subject | Atividades Extracurriculares – Jiu-Jitsu. | pt_BR |
| dc.subject | Formação – Professor | pt_BR |
| dc.title | Atividades extracurriculares na escola (jiu-jitsu): quando a formação do professor importa. | pt_BR |
| dc.contributor.author | Leonel, Marina Garcia | |
| dc.type | TCC | pt_BR |
