Educação Física Escolar em Tela: desafios da profissão docente em tempos de Covid-19.
Abstract
Mediante a conjuntura de Covid-19, diversos desafios surgiram ou foram
acentuadosa cerca da educação, resultando no impecílio das atividades
educacionais presencias na rede básica de ensino. Neste cenário, as
condições socioeconômicas e a falta de domínio das tecnologias digitais de
informação; tanto por parte de professores, alunos e familiares prejudicou a
troca de saberes entre a comunidade escolar. Com isso,a pesquisa
apresentada tem por objetivo compreender o trabalho do professor de
educação física de redes públicas da educação básica durante a pandemia
de Covid-19.O estudo caracteriza-se por apresentar uma abordagem
qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo para a interpretação
dos dados. A amostra foi constituída por 10 professores de educação física
da rede pública de educação básica de diferentes regiões brasileiras, que
participaram de entrevistas/lives organizadas pelo projeto de extensão
EEFD Baixada na rede social Instagram.Concluiu-se que o sistema de
Educação,em expecífico de Educação Física à distância/remoto enquanto
componente curricular, descaracterizou e impossibilitou o processo de
aprendizagem; pois problemáticas a cerca dos meio de comunicação
utilizados e o compartilhamento de conteúdos foram resultantes na evasão
escolar durante o período de distanciamento social durante a pandemia de
Covid-19.