A Educação Física escolar e afroperspectiva: uma revisão sistemática a partir da lei 10.639/2003.
Resumen
Este estudo tem por objetivo identificar a existência de perspectivas
africanas ou afrodiaspóricas de pensamento entre os referenciais teóricos das
publicações que tratam das manifestações culturais africanas e afro-brasileiras na
educação física escolar e conjuntamente observar em que percentual os textos
escritos por autores negros são utilizados como parte do referencial teórico destas
publicações. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de artigos nacionais
dos últimos 15 anos (2003-2018), após a promulgação da lei 10639/2003, que
tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas
escolas. A busca foi realizada nas revistas: Revista Brasileira de Ciências do
Esporte (RBCE) e Pensar a Prática utilizando termos descritores de busca
relacionados à: capoeira e cultura, frevo e cultura, samba e cultura, boi e cultura e
maculelê e cultura. Foram encontrados 24 artigos que incluíram estas manifestações
nos estudos em educação física escolar e identificamos, neste período, que os
textos escritos por autores negros, correspondem a 10,5% do referencial teórico total
destas publicações. No que diz respeito à filosofia africana ou afrodiaspórica como
parte do referencial teórico, apenas dois artigos incluíram estas perspectivas de
pensamento.