• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Educação Física escolar e afroperspectiva: uma revisão sistemática a partir da lei 10.639/2003.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Wallace dos Santos Freitas.pdf (318.5Kb)
Data
2018-12-14
Autor
Freitas, Wallace dos Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar a existência de perspectivas africanas ou afrodiaspóricas de pensamento entre os referenciais teóricos das publicações que tratam das manifestações culturais africanas e afro-brasileiras na educação física escolar e conjuntamente observar em que percentual os textos escritos por autores negros são utilizados como parte do referencial teórico destas publicações. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de artigos nacionais dos últimos 15 anos (2003-2018), após a promulgação da lei 10639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A busca foi realizada nas revistas: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e Pensar a Prática utilizando termos descritores de busca relacionados à: capoeira e cultura, frevo e cultura, samba e cultura, boi e cultura e maculelê e cultura. Foram encontrados 24 artigos que incluíram estas manifestações nos estudos em educação física escolar e identificamos, neste período, que os textos escritos por autores negros, correspondem a 10,5% do referencial teórico total destas publicações. No que diz respeito à filosofia africana ou afrodiaspórica como parte do referencial teórico, apenas dois artigos incluíram estas perspectivas de pensamento.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1075
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV