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dc.date.accessioned2024-09-04T14:18:14Z
dc.date.available2024-09-04T14:18:14Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.identifier.citationELPIDEO, Jorge Daniel Miguel. Educação física no primeiro do ensino fundamental, ter ou não ter: o caso do município de Magé/RJ. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 23f. Programa de Pós-Graduação Latu Sensu. Especialização em Educação Física Escolar. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1066
dc.description.abstractO presente estudo surge em função da retirada dos professores de educação física das turmas de primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal de Magé, no fim de 2016. Busca averiguar os efeitos dessa retirada no trabalho corporal a ser desenvolvido com os alunos deste nível de ensino, considerando que esse trabalho corporal é um componente curricular obrigatório definido pela legislação brasileira. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semi estruturada com cinco professoras unidocentes da rede municipal que, anteriormente, haviam trabalhado (OU COMPRATIHADO A TURMA) com professores de educação física. A investigação aponta para a falta de sistematização do trabalho corporal, para as dificuldades para a realização desse trabalho pelas professoras unidocentes e para a inexistência de apoio institucionalizado da rede municipal, seja pela secretaria ou mesmo pela escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEducação Física - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Física - Magépt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleEducação física no primeiro do ensino fundamental, ter ou não ter: o caso do município de Magé/RJ.pt_BR
dc.contributor.authorElpideo, Jorge Daniel Miguel
dc.typeTCCpt_BR


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