• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Produção Intelectual
  • Produção Técnica e Tecnológica
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Produção Intelectual
  • Produção Técnica e Tecnológica
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Cartilha de Educação Ambiental como instrumento facilitador do pensar Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental do município de Duque de Caxias

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Alexandre Marques Joaquim_TCC (1.514Mb)
Data
2021
Autor
Joaquim, Alexandre Marques
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O meio ambiente e sua devida preservação vem sendo centro de discussões diversas entre aqueles que defendem uma preservação mais intensa do meio ambiente e por aqueles que pensam que meio ambiente e desenvolvimento devem caminhar juntos. É fato que diversos municípios do país, como o de Duque de Caxias, não apresentam boas condições de saneamento básico, coleta regular de lixo e de acesso à água e, neste ponto, não é possível falar em desenvolvimento sem falar em melhorias básicas na qualidade de vida dos cidadãos. Dessa forma, este trabalho busca desenvolver uma cartilha de educação ambiental que contribua para que a melhoria na qualidade de vida do cidadão comece não apenas através da atuação do Estado, mas também a partir da atuação de agentes de mudança como a escola, os alunos, a comunidade e as famílias dos alunos. Através de seu pleno uso, deseja-se que o pensar educação ambiental se estabeleça como um fator de mudança de atitudes, contribuindo para que os agentes de mudança possam efetivamente ter ferramentas para implementar a mudança que necessariamente se refletirá em uma redução de resíduos e melhor uso de recursos naturais dentro da sociedade, contribuindo para uma melhoria significativa da qualidade de vida para muitos. E isto apenas pode ser alcançado se esta cartilha for utilizada de forma interdisciplinar pela comunidade escolar, transitando entre as diferentes matérias presentes no currículo regular e formando indivíduos críticos que possam de fato transformar a sua realidade e a da sociedade construída a partir de suas atitudes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/693
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV