• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático

Thumbnail
Ver/
artigo_luana_costa_santos.pdf (1.465Mb)
Fecha
2023
Autor
Santos, Luana Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a elaboração de animações, histórias, jogos, dentre outros, por meio de um ambiente lúdico e intuitivo. O Scratch além de permitir que as pessoas tenham suas primeiras experiências no mundo da programação também promove o pensamento computacional e criativo. Apesar de ter sido essencialmente criado para o público infanto juvenil, devido à sua facilidade de uso, o Scratch vem sendo utilizado por professores de diversas áreas do conhecimento para a produção de recursos didáticos mais criativos e dinâmicos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo detalhar o processo de construção de um Guia Prático que apresenta conceitos relacionados ao Scratch e ao pensamento criativo. Para isso, no primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o pensamento criativo (PC) em contexto pedagógico, incluindo uma análise sobre como a BNCC aborda essa competência. Tais levantamentos fundamentaram a criação Guia Prático, em formato de site, voltado para professores da educação básica que desejam utilizar o Scratch e promover o pensamento criativo em suas práticas pedagógicas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/896
Colecciones
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV