As práticas educativas e a gestão de projetos em museus: uma análise do Museu de Arte do Rio.
Abstract
Nesse trabalho, com o olhar da produção cultural, pretendo apresentar um breve
histórico da criação dos museus no mundo, para entender como surgiu sua
relação com as práticas educativas. Estas, atualmente, são desenvolvidas das
mais diversas formas em instituições culturais, através da mediação de cursos, de
palestras e de conversas de galeria. Para compreender melhor como elas
acontecem na prática, realizo uma pesquisa de campo no Museu de Arte do Rio
(MAR). Museu, que foi construído na região portuária do município do Rio de
Janeiro e implementado mediante o regime de Organizações Sociais (OS), no
qual a prefeitura do Rio entrega o gerenciamento de um aparelho público para
uma instituição privada. Sendo assim, busco entender como sua forma de gestão
interfere ou auxilia na produção de suas atividades educativas, apontando, quais
pontos unem essas duas práticas: a gerencial e a educativa. Além disso, também
pretendo demonstrar, como a comunicação entre as duas áreas tornase
complementar dentro do processo de produção das atividades, fazendo com que
estas, aconteçam da forma como foram planejadas