Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química
Abstract
Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela
limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno
levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo usar a temática de
nanociência e nanotecnologia como elemento motivador para o Ensino de Química
aliando também as ferramentas da experimentação e divulgação científica. Foi
realizada a pesquisa para encontrar experimentos e textos de divulgação científica
relacionadas à nanociência. Foram selecionados três experimentos, entretanto
apenas o experimento de produção de magnetita se tornou viável com o uso de
materiais de baixo custo para serem usados em sala de aula. Para os textos buscou-
se textos de linguagem simples e que chamassem a atenção dos alunos. O
conteúdo dos textos possui idéias opostas para estimular o pensamento crítico dos
estudantes. A aplicação foi realizada em três momentos em duas turmas do terceiro
ano do ensino médio regular no Colégio Estadual Jardim Meriti. No primeiro
momento foi realizada uma apresentação da temática e sondagem do conhecimento
prévio dos alunos. O segundo consistiu na atividade experimental e no terceiro foi
realizada uma atividade com os textos de divulgação científica sobre o tema. Pelo
questionário prévio verificou-se que a grande maioria dos alunos tem uma visão
superficial da N&N ligada somente à indústria eletrônica. Os estudantes foram mais
receptivos aos conteúdos quando se interligava a aplicação no cotidiano com os
conceitos que estavam sendo trabalhados. Por fim, os alunos, em geral, mostraram-
se mais motivados durante a realização das atividades propostas com uso da
temática nanociência evidenciando que esta, aliada à experimentação e à
divulgação científica, pode ser uma arma poderosa capaz de melhorar o Ensino de
Química.