• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

"Era uma vez... Ei! Cadê eu" - Percepções de Letramento Racial Crítico em livros de literatura infantil ofertadas pelo PNLD

Thumbnail
Ver/
TCC - Hellen Christina Azedias de Melo.pdf (463.4Kb)
Fecha
2021
Autor
Melo, Hellen Christina Azedias de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A atual pesquisa teve como objetivo analisar livros paradidáticos infantis para investigar de que maneira a literatura infantil, ofertada pelo Programa Nacional do Livro Didático, pode contribuir para a construção de referências para crianças negras. A investigação aconteceu no âmbito da educação infantil, e desenvolveu uma reflexão acerca das percepções e possíveis caminhos no campo do letramento racial crítico para efetivação de uma educação antirracista. Esta investigação surgiu a partir da observação, em minha experiência enquanto professora, da escassez de literaturas infantis que apresentem personagens e narrativas que abarquem negros e negras e as temáticas afrobrasileiras e africanas. Para a análise das literaturas, realizei uma pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica com base em autores que debatem raça e racismo (MUNANGA, 2003; 2005; ALMEIDA, 2019), literatura e letramentos (FERREIRA, 2015), com o intuito de criar subsídios teórico-metodológicos para uma prática pedagógica antirracista. A partir da análise proposta foi constatada uma real escassez de literaturas que possibilitassem conexões com a realidade infantil e também nenhuma representatividade de autores negros e livros com temáticas raciais. Sendo assim, torna-se necessário e urgente que mais e mais pessoas se apropriem das percepções de Letramento Racial Crítico de modo a lutarmos diariamente para que nossa prática seja efetiva para uma educação antirracista.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/703
Colecciones
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV