TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
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O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino tem por objetivo capacitar profissionais da educação quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de maneira multidisciplinar, com a finalidade de contribuir para qualidade da educação brasileira.
A Constituição Federal Brasileira estabelece, no artigo 5º, incisos XXVII e XVIII, a proteção dos direitos sobre a criação de obras Intelectuais autorais, sejam elas literárias, científicas ou artísticas. Esses direitos estabelecidos pela norma constitucional são regulamentados principalmente pela Lei 9.610/98.
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A plataforma DISCORD como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada.
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022-02-16)Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a busca pela plataforma ... -
Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022-02-11)Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ... -
O uso do whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
(Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, 2022)O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da ... -
Além das quatro linhas: potencializando conteúdos Geo-Históricos e Políticos com a inserção do Futebol por meio do uso de podcasts
(Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, 2021)Esse artigo propôs a criação de um podcast com alguns episódios que agregam um assunto de bastante interesse dos alunos - o futebol - com os conteúdos Geo-Históricos e Políticos. Durante um longo tempo de vivência escolar, ... -
Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ... -
A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
(Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, 2018)O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ... -
CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ... -
O Ambiente virtual de aprendizagem Google sala de aula e o resgate do "dever de casa" na educação básica através do uso do smartphone
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate dessa ... -
O Jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores como de Geometria analítica, espacial, física, ... -
Os anéis olímpicos no ensino de educação física: uma proposta de produto educacional digital
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho de conclusão de especialização, realizado no formato de artigo, versa sobre tecnologias da informação e comunicação na Educação Física. O seu objetivo geral foi elaborar um produto educacional digital e ... -
O Professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)The age of technological evolution is evident in our daily lives and its influence is increasingly present in our lives. The educational environment, like others, also underwent changes arising from this digital age and, ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de Matemática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, 2019)The use of new forms of learning is necessary due to the advance of digital technologies, especially in teaching, as it has been verified that these technologies are already part of the daily life of the students. Based ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
Potencialidades educacionais do Ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
(2019)O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino, em um processo que se inicia no espaço e no tempo da ...