• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (1.316Mb)
Date
2022
Author
Souza, Barbara Freitas de
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi escolhida a abordagem de pesquisa qualitativa narrativa por entender que essa perspectiva metodológica considerava os aspectos das vivências humanas, possibilitando analisar, além de suas histórias, o seu contexto histórico e social. Além da produção de narrativas a partir da experiência docente da própria pesquisadora, participaram da pesquisa duas alunas do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ- Campus Niterói, com registros de suas experiências em diários. Todos os registros são de professoras da rede pública municipal de ensino, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Por meio das narrativas foi possível observar que as práticas escolares se viram modificadas, mediadas pelas tecnologias através de computadores, celulares, plataformas e redes sociais. Nesse contexto, casa e trabalho dividiram um mesmo espaço, sem barreiras, sem licença para se entrelaçarem. Assim docentes atuaram em diversas esferas, além da educacional, para trazer conforto e escuta aos seus alunos e familiares, sendo inegável a sobrecarga mental e afetiva do trabalho docente. A pesquisa teve, por fim, a potencialidade de oferecer aos professores a oportunidade de no recontar, refletirem sobre suas práticas e modificá-las, criando significados.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/631
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV