LICENCIATURA EM QUÍMICA
Browse by
O curso de Química, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Química para o Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Química, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.
A Constituição Federal Brasileira estabelece, no artigo 5º, incisos XXVII e XVIII, a proteção dos direitos sobre a criação de obras Intelectuais autorais, sejam elas literárias, científicas ou artísticas. Esses direitos estabelecidos pela norma constitucional são regulamentados principalmente pela Lei 9.610/98.
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
Cartilha de educação ambiental como instrumento facilitador do pensar educação ambiental em escolas de ensino fundamental do município de Duque de Caxias
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)O meio ambiente e sua devida preservação vem sendo centro de discussões diversas entre aqueles que defendem uma preservação mais intensa do meio ambiente e por aqueles que pensam que meio ambiente e desenvolvimento ... -
Proposta de oficinas sobre a temática solos para professores de química do ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)A utilização de Oficinas se mostra como uma importante ferramenta no ensino, pois ela permite a contextualização e a interdisciplinaridade, possibilitando trabalhos em conjunto, seja ele entre professores de disciplinas ... -
A química da arte: uma aula de pintura para a contextualização do ensino de química
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)A arte tem grande importância no cotidiano humano, principalmente por conta da liberdade de expressão sentimental que ela proporciona a cada indivíduo. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo relacionar o conteúdo ... -
O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)O uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias na vida de muitos estudantes é uma realidade que ... -
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci : há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ... -
Análise da acessibilidade em museus e centro de ciências do estado do Rio de Janeiro
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ... -
Produção e aplicação de material didático para alunos com deficiência visual
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2020)Nos últimos anos, pesquisadores da área de Educação vêm desenvolvendo novas metodologias de ensino para permitir uma Educação Inclusiva a alunos que possuem quaisquer tipos de deficiência. Quando trabalhada pelo professor ... -
Estudos de caso aplicados ao ensino de química: guia didático destinado a professores do ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Ainda é muito comum observar a distância da química da sala de aula e a química presente em situações recorrentes do dia a dia. Essa distância se forma através de aulas que visam somente a transmissão do conhecimento, ... -
A temática cosméticos no ensino de química : uma proposta de oficina
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)O uso de cosméticos sempre esteve presente na história, seja para embelezar ou como um meio de comunicação e expressão cultural. Nos dias atuais a indústria de cosméticos é muito forte e cresce incessantemente, dado ... -
Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque ... -
Obesidade infantil no ensino de química: uma proposta de oficina temática para professores
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)O processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica tem se mostrado, de acordo com os relatos na literatura, desmotivador para alunos e professores. Normalmente, a abordagem desse tema é realizada utilizando somente ... -
uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ... -
Química e saúde bucal : Um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à ... -
Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)O presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas ... -
Química dos cosméticos: construção de um material didático para professores
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Desde o advento da globalização, o mundo passa por transformações impactando diretamente o ensino brasileiro. Nesse contexto, se faz necessária a constante atualização da formação docente a fim de promover a inserção ... -
lAnálise do uso de vídeo como recurso didático para fins de contextualização por professores de química do IFRJ/CDUC: potencialidades e limites
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Este trabalho procurou unir dois assuntos muito discutidos no meio educacional, o uso do vídeo como recurso didático e a contextualização no ensino de química. Nesse caminho, tomando como pergunta da pesquisa: “O recurso ... -
Química ao alcance das mãos: produção de uma Estação de Tratamento de Água bidimensional tátil para alunos com deficiência visual
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)A Educação Inclusiva está fundamentada nos direitos à educação, à igualdade de oportunidades e à participação na sociedade. Porém, ainda existem muitos obstáculos no sistema de ensino com relação a essa educação ... -
Mangá no ensino de química: Desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para abordagem do tema “Aditivos Alimentares”
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ... -
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019)Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ... -
O professor formador do curso de licenciatura em química do IFRJ Campus Duque de Caxias e sua contribuição para implementação da Lei Federal 10.639/2003
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Mesmo após anos da normatização da Lei Federal 10.639/03, muitos professores de Química não implementam aspectos éticos, críticos e culturais em sua prática docente. Essa deficiência concebe práticas escolares e ...