Browsing Multidisciplinar by Title
Now showing items 8-27 of 34
-
Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ... -
Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo ... -
Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias ... -
A formação de professores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s): percepções dos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)As TIC’s são recursos tecnológicos que, se utilizadas de forma adequada em consonância com o projeto pedagógico da escola, contribuem para o compartilhamento de informação e construção da aprendizagem, conectando os ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ... -
Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ... -
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ... -
Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio ... -
Geoprocessamento aplicado na educação ambiental: uma proposta para o município de Cabo Frio - RJ.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A utilização de ferramentas relacionadas ao geoprocessamento auxilia na interpretação e no reconhecimento geográfico, de maneira que tais informações desenvolvem pensamento crítico consciente e participativo dentro da ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ... -
O jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2020)O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores como de Geometria analítica, espacial, ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
Os memes em sala de aula como ferramenta para promoção de multiletramentos
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula que utiliza memes como ferramenta pedagógica nas disciplinas de História e das humanidades para alunos do ensino fundamental II. No cenário atual, onde as tecnologias ... -
Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base ... -
Ondas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)A presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia, política, noções sobre cidade, ... -
A plataforma Discord como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a busca pela plataforma ... -
Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino, em um processo que se inicia no espaço e no tempo da ... -
O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, ... -
Robótica educacional e metodologias ativas para uma educação democrática e inclusão tecnológica na educação
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)O interesse por essa pesquisa surgiu a partir de uma reflexão sobre a dificuldade de inclusão das tecnologias digitais em algumas escolas, ocasionando, por consequência, desigualdade e o distanciamento dos objetivos ...