A confecção de uma cartilha sobre disfunção sensorial para pais, responsáveis e cuidadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) como cuidado do terapeuta ocupacional.
Abstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomete crianças em várias áreas significativas
dentro do desenvolvimento social e também sensorial. A abordagem da parte sensorial é
um grande marco para um desenvolvimento equilibrado, desta forma se promove um
funcionamento harmônico e fluido na funcionalidade de todos os sentidos ao mesmo
tempo. O indivíduo possui 7 sentidos sensoriais, sendo estes: Propriocepção, Vestibular,
Tátil, Auditivo, Visual, Olfativo e Paladar , e em casos de alguma alteração sensorial, o
terapeuta deve desenvolver uma dieta sensorial. Este tipo de dieta não está ligada à
alimentação, mas sim aos sentidos, sendo uma estratégia de bastante utilidade para
ajustar os sentidos corporal e manter funcionando de modo igualitário, sem haver nenhuma
desregulação. Neste processo, a participação de pais, responsáveis e cuidadores fora do
ambiente da terapia é fundamental. Contudo, é percebido que essas pessoas têm muitas
dúvidas que podem interferir neste processo. As buscas em sites, redes e sociais permitem
o contato com orientações sem base científicas. Além disso, alguns materiais não estão
disponíveis de forma gratuita. Ainda há o caso de pessoas que conseguem acessar artigos
científicos, contudo, a maioria está em outro idioma. Sendo assim, torna-se relevante a
elaboração de materiais educativos com base científica para orientar pais, responsáveis e
cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial. “Então, este trabalho tem como
objetivo apresentar uma cartilha com orientações voltadas para esse grupo”. O processo
de construção contou com buscas em bases de dados científicas e outros sites. E para
apresentação, ela foi dividida da seguinte forma: questões sensoriais em crianças com
TEA; ajudando crianças hipossensíveis e ajudando criançashipersensíveis. Em suma, a
elaboração da cartilha pretendeu contribuir para um melhor cuidado às crianças com TEA
e com disfunção sensorial, além de poder contribuir para o conhecimento de terapeutas
ocupacionais. Sugere-se que mais materiais nesse sentido possam ser elaborados e
compartilhados, especialmente nas redes sociais, para que pais, responsáveis e
cuidadores de crianças com TEA e disfunção sensorial possam ter suas dúvidas sanadas
a partir de materiais gratuitos, elaborados a partir de fontes científicas.