Trajetória de aprendizado em um estágio de Terapia Ocupacional num hospital de referência de traumatologia e ortopedia: relato de experiência
Abstract
Introdução: O terapeuta ocupacional, no campo da reabilitação ortopédica e traumatológica,
deve ter uma visão integrada do paciente, contribuindo para que ele possa explorar seus
potenciais funcionais máximos, a fim de restaurar sua função, por meio da habilitação ou
reabilitação quando ele apresentar disfunção ou incapacidade física. Doenças ou disfunções
ortopédicas e traumatológicas podem causar impactos psicológicos, sociais, culturais e
financeiros na vida de um indivíduo. O terapeuta ocupacional deve incluir uma avaliação
minuciosa da condição física e do impacto das incapacidades ou deficiências na vida da pessoa.
Objetivo: Relatar a trajetória de aprendizado de uma estagiária do curso de Terapia
Ocupacional do IFRJ em um hospital especializado na área de reabilitação física. Metodologia:
Este estudo trata-se de um relato de experiência, de estágio curricular em Terapia Ocupacional
num hospital especializado em traumatologia e ortopedia na cidade do Rio de Janeiro. Relato
de experiência: o relato foi dividido em quatro partes que abordam a vivência prática nos
seguintes setores: ambulatório de membro superior, centro de amputados, reabilitação de mão
e enfermaria. Considerações finais: O estágio curricular supervisionado é um instrumento
que promove a ligação entre a aprendizagem teórica e a aplicação prática, que aproxima os
estudantes da atuação profissional. Essa experiência proporcionou intervenções em diversos
setores, ampliando perspectivas e promovendo o desenvolvimento de um raciocínio
profissional mais crítico-reflexivo em relação à Terapia Ocupacional, especialmente no
contexto hospitalar e na reabilitação física.