• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.

Thumbnail
View/Open
EDUARDO RIBEIRO GABRIEL PINTO - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (793.2Kb)
Date
2021
Author
Pinto, Eduardo Ribeiro Gabriel
Metadata
Show full item record
Abstract
O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate dessa atividade e ampliar a discussão sobre as Tecnologias Digitais nas práticas de ensino. Porém, é percebido que os alunos não realizam o dever de casa, muitos afirmam que não conseguem ou que em casa não é lugar de estudar, deixando assim um importante momento de fortalecimento dos estudos. É evidente que o dever de casa contribui para a autoaprendizagem, a memorização, a responsabilidade com os estudos e promove ainda a interação com os familiares. Em virtude desses fatos, o objetivo da pesquisa é utilizar o smartphone para promover a realização dessa atividade através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A metodologia tem como base a pesquisa-ação, um método que fornece possibilidades de ajustes pelo pesquisador em respostas às necessidades dos conteúdos e dos pesquisados. O público-alvo são alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Como procedimentos metodológicos foram executados: uma pesquisa bibliográfica sobre autores que tratam do tema dever de casa, identificação do público-alvo, estruturação das atividades no AVA, comunicação aos gestores da unidade escolar, cadastramento dos alunos, acompanhamento das atividades, análise dos resultados e considerações finais. Como resultado foi observado que o smartphone associado ao AVA contribuiu com a realização do dever de casa, inclusive fora do período escolar de aula e nos finais de semana.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1247
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV