Da fábrica de material didático a uma unidade de ensino: uma viagem interativa no tempo na UNED Maria da Graça do CEFET/RJ no desenvolvimento de uma formação profissional e tecnológica.
Abstract
Esta pesquisa teve como principal objetivo resgatar e divulgar memórias, em recortes
temporais, do Cefet/RJ (1917 e 1967), da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED)
Maria da Graça (2006), construída em uma fábrica de material didático do governo, a
FENAME - Fundação Nacional do Material Escolar (1967), e da região onde a Unidade
está localizada, que foi um importante polo industrial no início do século XX(1920).
Essas memórias foram utilizadas como fonte de diálogo a fim de contribuir com a
formação emancipatória dos alunos do primeiro ano do Curso de Ensino Médio
Integrado em Segurança do Trabalho, para o mundo do trabalho. Para isso, o
referencial teórico da pesquisa, e consequentemente do produto educacional. foi
pautado nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT),
relacionadas ao ensino profissionalizante com uma abordagem mais ampla através
de uma educação politécnica, omnilateral e emancipadora, com os pensamentos de
Paulo Freire (1996), Marise Ramos (2008), Maria Ciavatta (2005) e Gaudêncio
Frigotto (2021), além dos estudos sobre a cultura transitória e líquida de Zygmunt
Bauman (2001, 2011) e os pensamentos sobre memória e identidade de Michael
Pollak (1989, 1992). A pesquisa, de finalidade aplicada, de natureza qualitativa e
caráter exploratório, inseriu-se na linha de pesquisa Organização e Memórias de
Espaços Pedagógicos na EPT, do Programa de Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Mesquita. Para isso, inicialmente
buscamos, através da análise de dados obtidos em um questionário semiestruturado
aplicado de forma presencial a um grupo selecionado da Unidade, uma avaliação
diagnóstica do protótipo do produto educacional, que aprimorou a pesquisa com
contribuições baseadas em suas experiências de vida e mundo do trabalho. O produto
educacional resultante deste trabalho foi a atividade intitulada "Viagem Interativa no
Tempo na UnED Maria da Graça do Cefet/RJ no Desenvolvimento de uma Formação
Profissional e Tecnológica", em formato de exposição interativa física, avaliado pelos
alunos do primeiro ano do Curso de Ensino Médio Integrado em Segurança do
Trabalho da UnED Maria da Graça do Cefet/RJ, através de um questionário
semiestruturado depositado ao lado da exposição após a participação. Podemos
concluir que o produto educacional contribuiu para uma educação emancipadora dos
participantes da pesquisa, embora essa relação não tenha ficado evidente nas
respostas da avaliação. Os alunos demonstraram um interesse genuíno em participar
da atividade presencial e expressar suas opiniões por meio do questionário avaliativo.
No entanto, uma única atividade ainda não é suficiente para que os estudantes
alcancem conceitos tão profundos e complexos que são carentes na sociedade como
um todo. Esperamos que este trabalho abra novas possibilidades, incentivando outros
pesquisadores a explorar as memórias através de diferentes perspectivas e cenários,
utilizando o produto educacional desenvolvido como um ponto de partida para a
realização de futuros trabalhos acadêmicos.