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dc.date.accessioned2024-10-04T18:57:04Z
dc.date.available2024-10-04T18:57:04Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1158
dc.description.abstractO uso de jogos sempre esteve presente no universo infanto-juvenil, e, também, entre o público adulto, pois eles fazem parte da cultura da humanidade. O jogo possui quatro características: a liberdade, a evasão da realidade, a duração e a ordem. Devido a isto, o jogo é tido como uma modalidade na classificação de recursos didáticos para a área de Ensino e são recomendados inclusive no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) para Ciências Naturais, e podem ser utilizados como instrumento auxiliar no Ensino de Ciências e Ciências da Saúde. Entretanto, o papel dos docentes não é dispensável, eles são os mediadores na utilização deste recurso. O jogo “Quem sou Eu?” aplicado à Anatomia e Fisiologia Humana foi utilizado em um turma de Ensino Médio Técnico em Análises Clínicas. Esse jogo de charadas teve como objetivo avaliar o quanto o uso deste recurso pedagógico poderia contribuir na facilitação do processo de ensino aprendizagem dos alunos, sobre temas importantes em sua futura área de atuação. Na primeira etapa do jogo os alunos responderam um questionário sobre a possibilidade de aplicações de metodologias adicionais em sala de aula, como os jogos; na segunda etapa, os alunos prepararam charadas sobre temas selecionados em aula – temas estes que teriam importância para a formação dos alunos. Estas charadas foram utilizadas para a montagem do jogo; na terceira etapa, ocorreu a aplicação do jogo em duas rodadas; e na quarta e última etapa, os alunos deram ao docente, o feedback da atividade realizada. A maioria dos estudantes achou a atividade satisfatória, além de terem se mostrado mais entrosados e íntimos entre si, tanto durante, quanto depois da aplicação do jogo, além de terem aprovado o uso de metodologia adicionais, como os jogos, em disciplinas futuras. Conclui-se que a atividade aconteceu de forma positiva e espera-se que se invista cada vez mais nesta área de pesquisa, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes, nos diferentes níveis e modalidades de Ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleUso do “Jogo Quem Sou Eu?” como facilitador da aprendizagem – uma experiência com uma turma de Ensino Técnico Profissionalizantept_BR
dc.contributor.authorCampelo, Daniel da Fonseca Costa
dc.typeTCCpt_BR


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