O Jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana
View/ Open
Date
2019Author
Laguna, Tieli Caetano Paes Silva
Teixeira, Risiberg Ferreira
Chagas, Carmen Elena das
Metadata
Show full item recordAbstract
O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos
fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores
como de Geometria analítica, espacial, física, construções geométricas, desenhos técnicos e
dentre outras. Durante a formação escolar, o aluno, na maioria das vezes, não tem contato
com o conteúdo de Geometria Plana devido ao abandono do assunto por alguns professores
que, de certa forma, propicia a falta de domínio dos conceitos básicos sobre essa matéria e,
consequentemente, leva a um desinteresse por parte do aluno em aprendê-la. Diante disso,
esta pesquisa apresenta um jogo que trata de conceitos fundamentais da Geometria Plana e
que serve de complemento à aula, além de motivar os alunos no aprendizado desse conteúdo.
O público-alvo dessa pesquisa é formado por alunos dos últimos anos do ensino fundamental,
médio e anos iniciais das licenciaturas em matemática. Esse estudo tem como procedimentos
metodológicos: um levantamento bibliográfico; uma discussão sobre as metodologias de
ensino com o aporte dos jogos educacionais em sala de aula; e, especificamente, para o estudo
da Geometria Plana; a estruturação de um jogo para ser trabalhado em um grupo de alunos
com o objetivo de aplicar e testá-lo. Como resultado, constatou-se a aprovação e apoio ao uso
desse jogo como oportunidade de aprendizado do conteúdo de maneira diferente, lúdica e
estimulante.