• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana

Thumbnail
View/Open
Artigo final (769.3Kb)
Date
2019
Author
Laguna, Tieli Caetano Paes Silva
Teixeira, Risiberg Ferreira
Chagas, Carmen Elena das
Metadata
Show full item record
Abstract
O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores como de Geometria analítica, espacial, física, construções geométricas, desenhos técnicos e dentre outras. Durante a formação escolar, o aluno, na maioria das vezes, não tem contato com o conteúdo de Geometria Plana devido ao abandono do assunto por alguns professores que, de certa forma, propicia a falta de domínio dos conceitos básicos sobre essa matéria e, consequentemente, leva a um desinteresse por parte do aluno em aprendê-la. Diante disso, esta pesquisa apresenta um jogo que trata de conceitos fundamentais da Geometria Plana e que serve de complemento à aula, além de motivar os alunos no aprendizado desse conteúdo. O público-alvo dessa pesquisa é formado por alunos dos últimos anos do ensino fundamental, médio e anos iniciais das licenciaturas em matemática. Esse estudo tem como procedimentos metodológicos: um levantamento bibliográfico; uma discussão sobre as metodologias de ensino com o aporte dos jogos educacionais em sala de aula; e, especificamente, para o estudo da Geometria Plana; a estruturação de um jogo para ser trabalhado em um grupo de alunos com o objetivo de aplicar e testá-lo. Como resultado, constatou-se a aprovação e apoio ao uso desse jogo como oportunidade de aprendizado do conteúdo de maneira diferente, lúdica e estimulante.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/111
Collections
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV