O acesso da periferia aos serviços de aviação : o caso da Favela Vai Voando
Date
2022Author
Guedes, Paulo Enrique Alves
Nelas, Fernanda Gomes Pereira
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O objeto deste artigo são agências de viagens que atuam nas periferias, observando-se também as relações entre o setor de turismo e aspectos econômicos da sociedade brasileira. Assim, tratou-se do surgimento de uma "nova classe média", a partir do crescimento da classe C, sendo este o principal público das agências citadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental dos assuntos de interesse do artigo, como o perfil da nova classe C e os desafios e possibilidades de inserção das agências de viagens na periferia. Foi feita ainda uma pesquisa documental do caso "Favela Vai Voando", que é uma rede de agências de viagens voltada para as classes C, D e E, o que a diferencia das tradicionais agências de viagem. Assim, o acesso a esse serviço se dá com a facilitação em suas formas de pagamento, o que demonstrou ser um modelo de negócio bem-sucedido, com franquias em grande parte do território do Rio de Janeiro e outros estados do país. Desta forma, esta pesquisa buscou também entender como os serviços de aviação se popularizaram e tornaram-se mais democráticos, atingindo uma categoria que antes não tinha acesso. Mostrou ainda a importância das agências de viagem como intermediárias entre as companhias aéreas e os consumidores, incluindo-se neste rol a agência de viagens "Favela Vai Voando". Ao final das pesquisas podemos concluir que a "Favela Vai Voando" é um exemplo de empreendimento que apresenta um bom rendimento e que, ao lado de muitas outras iniciativas de empreendedorismo dentro das favelas e áreas periféricas, vem mudando a percepção de grandes organizações das comunidades. Vale ressaltar que o presente artigo não buscou trazer conclusões ou respostas definitivas, mas levantar um debate ou discurso sobre o tema, para que haja novas reflexões e pesquisas.