Parque da Chacrinha : um espaço de lazer ou espaço de propagação da educação ambiental? Um desafio para o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Abstract
Este trabalho originou-se da análise das experiências do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e dos frequentadores do Parque Estadual da Chacrinha, localizado em Copacabana no Rio de Janeiro. Os frequentadores do parque, buscam o espaço como área de lazer, desafiando o Grupamento em promover ações em educação ambiental. O objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica da educação ambiental e do lazer a partir das impressões dos frequentadores e das ações do Grupamento no parque. Sob o enfoque qualitativo, foi utilizada a metodologia das vinhetas ambientais, que são fragmentos de fatos e falas das experiências dos frequentadores do parque, além do uso de fotografias das vivências no cotidiano do espaço. Na elaboração deste trabalho, a pandemia da Covid-19 se fez presente, alterando os usos do parque. Foi incluída a descrição sobre o atravessamento da pandemia na pesquisa e no comportamento dos frequentadores do parque. Como resultado, a partir das observações e discursos coletados entre julho de 2020 a agosto de 2021, percebeu-se que a pandemia desencadeou uma ressignificação do espaço com o despertar da prática da educação ambiental, reconhecendo o parque não apenas como lugar de lazer, mas também como Unidade de Conservação.