Além das quatro linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Abstract
Esse artigo propôs a criação de um podcast com alguns episódios que agregam um assunto de bastante
interesse dos alunos - o futebol - com os conteúdos Geo-Históricos e Políticos. Durante um longo
tempo de vivência escolar, foi acompanhada a dificuldade dos alunos em assimilar conteúdos que,
muitas das vezes, são desinteressantes e que não estão inseridos em seu cotidiano, e, portanto, essa
pesquisa fez-se importante, pois demonstrou como uma nova ferramenta pode motivar os alunos a
desejar o conhecimento de novas matérias e, desse modo, causar um impacto na forma de apresentar
esses conteúdos que são, para eles, desestimulantes. O público-alvo é formado por alunos do último ano
do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Estado do Rio de Janeiro que apresenta quantidade
reduzida de recursos didáticos e tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos mesmos. O trabalho
constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se
familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino, aprimorando a assimilação do
conteúdo.