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dc.date.accessioned2024-09-09T13:04:16Z
dc.date.available2024-09-09T13:04:16Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.citationCARVALHO, Evelyn Leal de. Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1081
dc.description.abstractAs drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que proveram uma “guerra às drogas”. Sendo o livro didático um instrumento facilitador ao trabalho do professor, deve apresentar um aporte teórico contextualizado a realidade do aluno, logo buscouse analisar de forma qualitativa, através de uma pesquisa documental e bibliográfica, como acontece a abordagem da temática sobre Drogas nos livros didáticos de química para o Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PLND/2018). Os conteúdos programáticos para análise foram elaborados com a verificação dos capítulos e subcapítulos dos livros didáticos e complementados por um levantamento documental com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN: Tema Transversal Saúde, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O recorte na área de Química Orgânica se esquematizou após a análise do Guia dos Livros Didáticos do Ensino na etapa de pesquisa bibliográfica onde foi constatado que os conteúdos sobre drogas apareciam apenas nas seções destinadas as funções orgânicas. Verificou-se com os dados levantados que todos os materiais didáticos investigados abordavam a temática sobre Drogas. No entanto, de um modo geral, foi verificado que houve pouca integração entre os conceitos de drogas lícitas e ilícitas e o cotidiano dos alunos, com os conceitos sendo tratados como mera exemplificação que não atinge os objetivos da contextualização e nem da interdisciplinaridade. Cumpre dizer que vários conteúdos programáticos deixaram de ser trabalhados e o Manual do Professor não apresentou muitas orientações conforme era esperado, cabendo então aos professores de Química planejar e pesquisar aspectos voltados a temática sobre Drogas em suas aulas, principalmente aqueles voltados para a perspectiva da redução de danos que não apareceu em nenhum dos livros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - PNLDpt_BR
dc.subjectQuímica das drogaspt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleAbordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Evelyn Leal de
dc.typeTCCpt_BR


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