dc.date.accessioned | 2024-09-09T13:04:16Z | |
dc.date.available | 2024-09-09T13:04:16Z | |
dc.date.issued | 2021-06-21 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Evelyn Leal de. Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1081 | |
dc.description.abstract | As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo
médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e
significados devido a movimentos políticos internacionais que proveram uma “guerra
às drogas”. Sendo o livro didático um instrumento facilitador ao trabalho do professor,
deve apresentar um aporte teórico contextualizado a realidade do aluno, logo buscouse analisar de forma qualitativa, através de uma pesquisa documental e bibliográfica,
como acontece a abordagem da temática sobre Drogas nos livros didáticos de química
para o Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PLND/2018). Os
conteúdos programáticos para análise foram elaborados com a verificação dos
capítulos e subcapítulos dos livros didáticos e complementados por um levantamento
documental com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para
o Ensino Médio (PCNEM), PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais
Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN: Tema Transversal
Saúde, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
O recorte na área de Química Orgânica se esquematizou após a análise do Guia dos
Livros Didáticos do Ensino na etapa de pesquisa bibliográfica onde foi constatado que
os conteúdos sobre drogas apareciam apenas nas seções destinadas as funções
orgânicas. Verificou-se com os dados levantados que todos os materiais didáticos
investigados abordavam a temática sobre Drogas. No entanto, de um modo geral, foi
verificado que houve pouca integração entre os conceitos de drogas lícitas e ilícitas e
o cotidiano dos alunos, com os conceitos sendo tratados como mera exemplificação
que não atinge os objetivos da contextualização e nem da interdisciplinaridade.
Cumpre dizer que vários conteúdos programáticos deixaram de ser trabalhados e o
Manual do Professor não apresentou muitas orientações conforme era esperado,
cabendo então aos professores de Química planejar e pesquisar aspectos voltados a
temática sobre Drogas em suas aulas, principalmente aqueles voltados para a
perspectiva da redução de danos que não apareceu em nenhum dos livros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica - PNLD | pt_BR |
dc.subject | Química das drogas | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química - Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.title | Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica. | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Evelyn Leal de | |
dc.type | TCC | pt_BR |