• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa

Thumbnail
View/Open
Ednéa Brito da Silva - TCC - 6 de maio, 13_23 (8) (2).pdf (472.3Kb)
Date
2019
Author
Silva, Ednéa Brito da
Souza, Armando Martins de
Chagas, Carmen Elena das
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. Dessa forma, buscou-se embasamento teórico nas teorias cognitivista da Aprendizagem significativa, de David Ausubel, e, socioconstrutivista, de Paulo Freire, aliadas às concepções sobre planejamento escolar oriundas de Vasconcellos e Libâneo. A aprendizagem significativa se formaliza quando o conhecimento a ser construído se relaciona com o conhecimento prévio do aluno sobre o que se quer aprender para, assim, resultar em um produto final. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), agregadas a um bom planejamento, podem contribuir para a qualidade dessa aprendizagem e, para isso acontecer, a sondagem e/ou investigação desses conhecimentos dos aprendizes se faz necessária. A reflexão crítica do professor sobre sua prática de ensino, também, é aspecto que colabora de forma significativa para o ensino. Este trabalho, de natureza investigativa, buscou através de pesquisas bibliográficas desenvolver um plano de aula, utilizando a Aprendizagem Significativa com auxílio das TIC’s com a intenção de despertar a reflexão sobre a importância, na contemporaneidade, do planejamento das tecnologias nos planos de aula de Matemática e propiciar alguma possibilidade que tenha significado para o aluno na construção da aprendizagem e não, apenas, mostrar os detalhes da construção de um plano de aula.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/108
Collections
  • TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV