Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.
Abstract
Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de
ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários
à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos visitantes em espaços não
formais da educação. Visto que a educação não se dá apenas na escola e o acesso
a esses espaços são imprescindíveis para uma formação completa e crítica, sob a
perspectiva da divulgação científica e no atendimento e formação de profissionais
que fazem a mediação. Foi elaborado um questionário como instrumento de
pesquisa para ser aplicado junto aos profissionais que atuam nos setores educativos
dos museus e/ou centros de ciências e que trabalham com os aspectos e questões
de acessibilidade. Este trabalho tem por objetivo geral analisar como estão sendo
contemplados os recursos de acessibilidade universal. Para isto, pretende-se
identificar se são acessíveis ou inclusivos a partir das tecnologias assistivas
disponibilizadas. Estimar como estão sendo treinados os profissionais que fazem
mediação a existência de adaptação em parte das exposições se há programas que
visem estimular a visita de pessoas com deficiência e constatar a participação de
pessoas nos processos decisórios das etapas de planejamento, avaliação e
implementação dos programas para atendimento dessas pessoas. Após a realização
da pesquisa pode-se perceber que os museus e centros de ciências analisados são
acessíveis e que existe um movimento em prol da acessibilidade, porém muito
recente e prevista uma vez que as leis que contemplam a acessibilidade são
relativamente novas e é preciso maiores investimentos sejam eles em tecnologia
assistivas e formação de profissionais.