Análise curricular da formação do professor de Educação Física para atuação na educação inclusiva.
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo identificar como as instituições no âmbito público
(UFRRJ) e privado (UNIABEU), localizadas na Baixada Fluminense, vem
desenvolvendo a formação do professor de educação física para atuarem no contexto da
educação física inclusiva. Discutiremos sobre o currículo na formação do professor de
educação física, com base nos instrumentos normativos relacionados à formação docente
e a educação de pessoas com necessidades específicas, investigando a formação de
professores para uma educação inclusiva, a partir da análise curricular dos cursos de
formação de professores de Educação Física oferecidos pelas Faculdades UNIABEU e
UFRRJ. Os estudos utilizados como referência indicam uma precariedade na formação
docente para atuação no contexto da educação inclusiva, revelando a necessidade de
trabalhos que possam refletir sobre essa formação e apontar caminhos para a efetivação
de uma real inclusão dos alunos com necessidades específicas.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil
Bruno Filho, Paulo Célio Barros (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular.
Fonseca, Douglas Melo da (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e professores, mas também discutir como esse processo de politização ... -
A produção sobre saberes docentes na eduação física.
Santos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-12-20)O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do ...