Browsing by Title
Now showing items 580-599 of 610
-
Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ.
(IFRJ - ARRAIAL DO CABO, 2018)Ambientes muito ameaçados pelo homem, como é o caso do ecossistema de restinga no Estado do Rio de Janeiro, necessitam de estudos nesta área, além do desenvolvimento de tecnologias alternativas que possam atender os diversos ... -
Unidades de conservação como área de educação ambiental não formal : uma revisão narrativa
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)As unidades de conservação (UCs) são áreas protegidas criadas com o objetivo de preservar a biodiversidade, recursos naturais e culturais, além de promover o desenvolvimento sustentável. Essas áreas podem ser de diferentes ... -
O Universo Fanfiction: campo de oportunidades para a Produção Cultural
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)O presente trabalho pretende elucidar o Universo Fanfiction, apresentando seu histórico, estrutura, forma de produção e o aproximando do fazer da produção cultural, com o intuito de indicar as oportunidades e possibilidades ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Uso da azitromicina e ivermectina durante a pandemia de covid-19: uma revisão sistemática da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2022)A covid-19 é uma doença que afeta principalmente o sistema respiratório e é causada pelo vírus SARS-CoV-2. Foi declarada uma pandemia pela OMS em 11 de março de 2020, tornando-se um dos maiores desafios do século XXI, pois ... -
Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo ... -
Uso de gomas e mucilagens em comprimidos.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)O comprimido é uma forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. As gomas e mucilagens são ... -
Uso de Heliox em pacientes pediátricos e neonatais ventilados mecanicamente: revisão da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2022)Introdução: O interesse no desenvolvimento deste trabalho originou-se pela busca de evidências científicas que corroborem com a utilização do gás Heliox em pacientes pediátricos submetidos à ventilação mecânica (VM). O uso ... -
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ... -
O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, ... -
O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ... -
O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-27)Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar ... -
O uso do ChatGPT para simular as respostas de alunos de ensino médio a um questionário sobre Mídias Sociais no Ensino de Ciências.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2023)As tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem como objetivo englobartodos os recursos tecnológicos que possam contribuir na transmissão de informações,facilitando a comunicação entre os indivíduos na sociedade. ... -
O uso do laser na cicatrização da mastectomia, uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2022)O câncer é o problema de saúde pública mais importante no mundo, sendo uma das quatro principais causas de morte precoce na maioria dos países, especialmente entre as mulheres. O tratamento do câncer de mama varia em função ... -
O uso do Scratch como ferramenta na pré- escola após o período pandêmico
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Em 11 de março de 2020 , a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia, originada por um vírus altamente contagioso, sobre o qual existiam informações limitadas. Isso resultou na necessidade ... -
O uso do suporte parcial de peso no treinamento da marcha em esteira para indivíduos com doença de parkinson: uma revisão integrativa
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)A doença de Parkinson (DP) é ocasionada pela degeneração idiopática da substância negra mesencefálica, o que leva à depleção dopaminérgica, provocando sintomas motores e não motores. Das limitações de atividades encontradas ... -
O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da ... -
Uso do “Jogo Quem Sou Eu?” como facilitador da aprendizagem – uma experiência com uma turma de Ensino Técnico Profissionalizante
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)O uso de jogos sempre esteve presente no universo infanto-juvenil, e, também, entre o público adulto, pois eles fazem parte da cultura da humanidade. O jogo possui quatro características: a liberdade, a evasão da realidade, ... -
Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ... -
O uso na plataforma Kahoot! na promoção de um “novo” ensino de história
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)O presente artigo é fruto da pesquisa desenvolvida por meio do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. O trabalho consiste em demonstrar a ...