Browsing by Title
Now showing items 354-373 of 793
-
Gamificação : estratégias para o ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ... -
Gamificação híbrida em matemática: a dualidade entre as abordagens digital e analógica no ensino
(IFRJ - CAC, 2023)Este artigo busca investigar como a implementação da gamificação como metodologia de ensino afeta a motivação dos alunos e os resultados educacionais, considerando as limitações na infraestrutura das escolas brasileiras ... -
Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ... -
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ... -
Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio ... -
Geoprocessamento aplicado na educação ambiental: uma proposta para o município de Cabo Frio - RJ.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A utilização de ferramentas relacionadas ao geoprocessamento auxilia na interpretação e no reconhecimento geográfico, de maneira que tais informações desenvolvem pensamento crítico consciente e participativo dentro da ... -
Gestão da Zona Costeira do trecho urbanizado da Praia do Peró na aquisição da certificação internacional Bandeira Azul
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Em 1988, foi criado o Programa de Gestão Costeira do Brasil, por intermédio da promulgação da Lei Nacional de Gerenciamento Costeiro e pelo que se pode observar externamente, esta gestão parece não estar atingindo as ... -
Gestão institucional: a relevância do técnico em saúde bucal contextualizada às clínicas odontológicas de graduação da Faculdade de Ondotologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O êxito da Gestão Institucional no setor público passa por diretrizes claras e sólidas que visem o benefício da coletividade social e tenham como alicerce o ser humano, a fim de gerar valor público em suas ações para ... -
A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ... -
Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
Grandes projetos nacionais que geram conflitos sociais: um estudo de caso do projeto de recuperação e drenagem do Rio Imboaçu em São Gonçalo - RJ
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)O presente trabalho é um estudo de caso do Projeto de Recuperação e Drenagem do Rio Imboaçu, em São Gonçalo-RJ, visando analisar o impacto causado sobre as comunidades locais de projetos de drenagem e revitalização dos ... -
Grau de sensibilização central em pacientes com dor lombar – um estudo transversal.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: A lombalgia é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Embora a maioria dos episódios de lombalgia aguda se resolva em até seis semanas, alguns pacientes desenvolvem lombalgia crônica. Nestes ... -
A gravidade da ataxia em indivíduos com SCA3 se relaciona com o grau de comprometimento do equilíbrio?
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2020)Introdução: As ataxias espinocerebelares (SCA) representam um grupo de distúrbios neurodegenerativos que consistem na atrofia progressiva do cerebelo, das quais o subtipo mais prevalente é a SCA3. Uma das principais ... -
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ... -
Guia didático - e-book com sequencias didáticas e uso de metodologias ativas com fundamentos da Lei de Ohm
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado ... -
Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ... -
Guia didático – método JIGSAW aplicado a cinética química: fatores relacionados a velocidade de reações químicas
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-13)Este trabalho propõe a divulgação de forma orientada de uma metodologia de ensino pouco conhecida. Com esta perspectiva, foi elaborado o guia didático ‘Cinética Química – Fatores que influenciam na velocidade das reações ... -
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ...