Análise do movimento exigido no jogo Kinect Sport: uma construção de subsídios para a gameterapia.
Resumen
O uso da realidade virtual, através dos videogames, nas intervenções
fisioterapêuticas de crianças atípicas, vem sendo adotado visando o incremento de
habilidades psicomotoras. Com base na análise de atividades, objetivou-se, neste
relato de experiência, mapear as habilidades motoras necessárias para a execução
do jogo Kinect Sport Xbox 360. Foram descritas as musculaturas envolvidas e a
atividade necessária exigida por cada jogo. A análise dos jogos foi realizada pelo
autor deste trabalho e revisado pela professora orientadora, por meio de filmagens.
O autor percorreu os caminhos de: experimentação do jogo, identificação da
atividade e ações requeridas para o desempenho de habilidades motoras. A terapia
através de jogos virtuais, apresenta-se como uma promissora terapia adjuvante às
abordagens terapêuticas, portanto um maior conhecimento desta modalidade
encontra-se em processo de construção.