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Abordagem do tema suicídio durante a formação acadêmica dos alunos de Terapia Ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Realengo

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Marcelo Dornelas da Silva (2.018Mb)
Data
2021
Autor
Silva, Marcelo Dornelas da
Metadata
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Resumo
Este estudo tem como principal objetivo investigar a abordagem do tema suicídio no curso de graduação em Terapia Ocupacional ofertado pelo IFRJ. Tratase de uma pesquisa básica/descritiva de natureza quali/quantitativa, cuja coleta de dados envolveu a aplicação de um roteiro de perguntas junto a 30 discentes. O roteiro foi composto por 9 perguntas que abordaram temáticas como: “Perfil dos participantes”; “Compreensão sobre o tema”, “Acesso a informações”, “Abordagem do suicídio na formação acadêmica”, “Contato com o tema durante estágio”, “Abordagem em disciplinas”, “Tipos de informações recebidas” e “Importância da abordagem na formação de Terapia Ocupacional”. Os resultados apontaram que os participantes compreendem o suicídio como estando relacionado ao ato de tirar a própria vida, sofrimento, adoecimento, tabu, pedido de ajuda e atuação interprofissional. 96,7% dos discentes apontaram que houve esta abordagem em algum momento de sua formação, sendo identificados os seguintes contextos: disciplinas (76,7%), eventos acadêmicos (50%), programas/projetos de extensão (13,3%), programas/projetos de pesquisa (6,7%) e outros (30%). Esta variabilidade reforça a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão no processo formativo. Apesar da palavra “suicídio” não ter sido identificada textualmente em nenhuma ementa de disciplinas obrigatórias ou optativas presentes na matriz curricular, os discentes consideraram fundamental a abordagem do tema nas disciplinas Terapia Ocupacional em Saúde Mental (100%), Terapia Ocupacional na População Trabalhadora (70%), Terapia Ocupacional Hospitalar (63,3%), Filosofia (50%) e Psicologia do Desenvolvimento (50%). 70% dos participantes destacaram que tiveram contato com o tema também durante o estágio e destes, apenas 27,3% se sentiram preparados para a atuação. 96,7% dos discentes apontaram como muito importante a abordagem do tema suicídio durante a formação acadêmica. As IES devem desenvolver uma formação que possibilite ao discente usufruir de diferentes componentes curriculares e a inserção em outros processos formativos para além das disciplinas, a fim de contribuir para que o processo de aprendizado seja integral. Em virtude da escassez de trabalhos da Terapia Ocupacional acerca do assunto, fazem-se necessários outros estudos para corroborar os dados evidenciados por esta pesquisa.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/937
Collections
  • Ciências da Saúde

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