Abordagem do tema suicídio durante a formação acadêmica dos alunos de Terapia Ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Realengo
Resumen
Este estudo tem como principal objetivo investigar a abordagem do tema
suicídio no curso de graduação em Terapia Ocupacional ofertado pelo IFRJ. Tratase de uma pesquisa básica/descritiva de natureza quali/quantitativa, cuja coleta de
dados envolveu a aplicação de um roteiro de perguntas junto a 30 discentes. O
roteiro foi composto por 9 perguntas que abordaram temáticas como: “Perfil dos
participantes”; “Compreensão sobre o tema”, “Acesso a informações”, “Abordagem
do suicídio na formação acadêmica”, “Contato com o tema durante estágio”,
“Abordagem em disciplinas”, “Tipos de informações recebidas” e “Importância da
abordagem na formação de Terapia Ocupacional”. Os resultados apontaram que os
participantes compreendem o suicídio como estando relacionado ao ato de tirar a
própria vida, sofrimento, adoecimento, tabu, pedido de ajuda e atuação
interprofissional. 96,7% dos discentes apontaram que houve esta abordagem em
algum momento de sua formação, sendo identificados os seguintes contextos:
disciplinas (76,7%), eventos acadêmicos (50%), programas/projetos de extensão
(13,3%), programas/projetos de pesquisa (6,7%) e outros (30%). Esta variabilidade
reforça a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão no processo formativo.
Apesar da palavra “suicídio” não ter sido identificada textualmente em nenhuma
ementa de disciplinas obrigatórias ou optativas presentes na matriz curricular, os
discentes consideraram fundamental a abordagem do tema nas disciplinas Terapia
Ocupacional em Saúde Mental (100%), Terapia Ocupacional na População
Trabalhadora (70%), Terapia Ocupacional Hospitalar (63,3%), Filosofia (50%) e
Psicologia do Desenvolvimento (50%). 70% dos participantes destacaram que
tiveram contato com o tema também durante o estágio e destes, apenas 27,3% se
sentiram preparados para a atuação. 96,7% dos discentes apontaram como muito
importante a abordagem do tema suicídio durante a formação acadêmica. As IES
devem desenvolver uma formação que possibilite ao discente usufruir de diferentes
componentes curriculares e a inserção em outros processos formativos para além
das disciplinas, a fim de contribuir para que o processo de aprendizado seja integral.
Em virtude da escassez de trabalhos da Terapia Ocupacional acerca do assunto,
fazem-se necessários outros estudos para corroborar os dados evidenciados por
esta pesquisa.