A simulação realística com atores como ferramenta de aprendizagem no ensino superior.
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a forma com que a Simulação
Realística com atores se encaixa como ferramenta de aprendizagem prática para a
formação de alunos mais empáticos no ensino superior. Ao compreender que a origem
de profissionais que não sabem lidar com o outro e com as situações de conflito do
seu dia a dia está na própria sociedade moderna, percebese a necessidade de um
método que estimule o treinamento das percepções e desenvolvimento de
pensamento crítico dos estudantes. Entendese, então, Simulação Realística como
uma possível solução para essas dificuldades de comunicação, sociabilização e
percepção do próximo nos alunos. Mostraremos, a partir da metodologia de
observação participante, a forma com que o Centro Universitário Celso Lisboa
conseguiu implantar essa ferramenta nos seus cursos de graduação, desenvolvendo
fluxo de solicitação e duas vertentes da mesma ferramenta. Acreditase que a
utilização da Simulação Realística com atores beneficia não só as universidades, que
serão reconhecidas pela formação de bons profissionais, mas principalmente a
sociedade, que receberá o trabalho mais humanizado dessas pessoas