Atividades experimentais na formação docente: o olhar dos licenciandos em química do IFRJ-Nilópolis.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos licenciandos de química, do IFRJ - campus Nilópolis, participantes do estágio curricular obrigatório e residência pedagógica, acerca das atividades experimentais. Para a realização desta investigação foi feita uma pesquisa qualitativa não participante. Para a produção dos dados foi elaborado questionário semiestruturado com dezoito perguntas, contendo questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram dezessete graduandos participantes dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão I e II. Os dados das questões fechadas foram tratados em cálculos percentuais e as questões abertas apoiadas na discussão com referencial teórico e por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), descrita por Moraes e Galiazzi, pois permite resgatar os discursos dos sujeitos da pesquisa de forma qualitativa. A análise de níveis de importância e concordância sob alguns aspectos de experimentação ocorreu através da escala Likert. Os dados do questionário apontaram que os discentes que estagiaram e/ou participaram do programa residência pedagógica, de forma presencial e não presencial, tiveram boa orientação e julgaram a aplicação das atividades experimentais relevantes sobre os tipos de experimentação, aplicação e suas definições didáticas. Pontos importantes sobre as preocupações e a realização do estágio não presencial foram levantados. De uma maneira em geral, o estágio e/ou residência pedagógica proporcionou segurança para aplicação de atividades experimentais e a atuação em sala de aula.