Adaptação visual da medida canadense de desempenho ocupacional (COPM) para avaliação da terapia ocupacional em reabilitação cognitiva.
Resumen
Introdução: Trata-se de um relato de experiência da prática de estágio na Clínica
Escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
(IFRJ), na área da Reabilitação Cognitiva, da graduação em Terapia Ocupacional,
sobre o desenvolvimento de uma adaptação da avaliação padronizada Medida
Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Objetivo geral: descrever o
processo de adaptação visual da COPM para avaliar o desempenho ocupacional em
pessoas com deficiências cognitivas. Objetivos específicos: verificar recursos para
conferir adaptações visuais facilitadoras ao processo de avaliação das mudanças do
desempenho ocupacional pela COPM; descrever etapas do desenvolvimento da
adaptação dentro do contexto avaliativo do desempenho ocupacional em Reabilitação
Cognitiva; apresentar o recurso adaptado conforme obtido pela experiência de estágio
em Reabilitação Cognitiva. Metodologia: utilizou-se pistas visuais coloridas,
numéricas e a organização das categorias avaliadas em cartas. Foi preciso selecionar
os componentes do desempenho ocupacional presentes em outros instrumentos para
dar suporte na construção do recurso. Fez-se o uso de papel cartão, cartolina preta e
papel A4. As letras foram destacadas em negrito, fonte Arial e de tamanho grande
para visualização e leitura. Para complementar o trabalho para gerar uma discussão
e suporte ao tema, houve uma busca dos descritores em inglês na plataforma Medical
Subject Headings (MeSH) e nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), onde
foram encontrados os seguintes descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de
saúde; Análise e Desempenho de Tarefas; Testes Neuropsicológicos; Transtornos
Cognitivos; Terapia Ocupacional. Os artigos foram selecionados pelas seguintes
bases de dados através da Biblioteca Nacional de Saúde (BVS): Medical Literature
Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do
Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO),
Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS). Para complementar a
pesquisa, foi feita uma consulta na biblioteca National Library of Medicine (PubMed).
O operador booleano “OR” foi utilizado para a combinação de todos os descritores
mencionados anteriormente. Os filtros utilizados foram: Transtornos Cognitivos;
Cognição; Disfunção Cognitiva; Testes Neuropsicológicos; Função Executiva; Terapia
Ocupacional; Demência. A busca foi efetuada em inglês, português e espanhol.
Resultado: confecção de cartas, separadas nas seguintes categorias de ocupações:
autocuidado, produtividade e lazer. Foi contabilizado um grupo de cartas do conteúdo
atividade, tarefa, ocupação, rotina, desempenho e aquelas relacionadas aos domínios
avaliados: expectativa pessoal, dificuldades no desempenho ocupacional, satisfação
pessoal, grau de importância, desempenho, habilidades e necessidades
ocupacionais, conforme fundamentados na medida. Há outras cartas de atividades
específicas com componentes de desempenho. Foram feitas mais 2 cartas com "sim"
e "não" e cartas com numeração de 1 a 10 para o cliente se autoanalisar.
Considerações finais: O trabalho caracterizou-se pelo desenvolvimento de um
recurso adaptativo visual para facilitar a avaliação do desempenho ocupacional em
contextos de Reabilitação Cognitiva, uma vez que há poucas pesquisas vinculadas ao
tema. Pretende-se contribuir para mudanças nos componentes do desempenho e em
componentes ambientais, bem como favorecer uma intervenção que respeite o
sujeito, suas escolhas e que se alinhe a sua autonomia.