• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aquisição da função motora grossa em uma criança com Síndrome de Down durante intervenção fisioterapêutica: um estudo comparativo como desenvolvimento motor típico, através de um relato de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Larissa dos Santos Guarany (2.533Mb)
Data
2020
Autor
Guarany, Larissa dos Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
INTRODUÇÃO: Crianças com Síndrome de Down (SD) possuem déficit no desenvolvimento neuropsicomotor, apresentando maior dificuldade para alcançar os marcos motores. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi estudar a aquisição da função motora grossa em uma criança com SD a partir de uma intervenção fisioterapêutica realizada em uma Clínica-escola, além de comparar com o desenvolvimento motor típico disponível na literatura. METODOLOGIA: Foi utilizado o prontuário da participante que continha os seguintes instrumentos para acompanhamento: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) realizada semestralmente, a Escala Gross Motor Function Measure (GMF) anualmente, e ao final, a Escala Desenvolvimento Motor (EDM). RESULTADOS: Dos 6 marcos motores analisados, alcançou-se o sentar sem apoio de acordo com margem aceitável e o andar independente com 1 ano e 8 meses, evidenciando atraso de 2,4 meses comparado ao desenvolvimento motor típico. DISCUSSÃO: Os achados na literatura corroboram com o atraso justificável no alcance dos marcos do desenvolvimento em crianças com SD. CONCLUSÃO: Com o desfecho evidenciou-se que embora crianças com SD alcancem os marcos motores de forma tardia, quando comparado aos de crianças típicas, neste relato específico, foi possível alcançá-los em sua maioria dentro das margens preditas pelos estabelecidos nas janelas de desenvolvimento ou com um pequeno atraso no marco andar sozinha.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/799
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV