Aquisição da função motora grossa em uma criança com Síndrome de Down durante intervenção fisioterapêutica: um estudo comparativo como desenvolvimento motor típico, através de um relato de caso
Resumen
INTRODUÇÃO: Crianças com Síndrome de Down (SD) possuem déficit no desenvolvimento neuropsicomotor, apresentando maior dificuldade para alcançar os marcos motores. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi estudar a aquisição da função motora grossa em uma criança com SD a partir de uma intervenção fisioterapêutica realizada em uma Clínica-escola, além de comparar com o desenvolvimento motor típico disponível na literatura. METODOLOGIA: Foi utilizado o prontuário da participante que continha os seguintes instrumentos para acompanhamento: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) realizada semestralmente, a Escala Gross Motor Function Measure (GMF) anualmente, e ao final, a Escala Desenvolvimento Motor (EDM). RESULTADOS: Dos 6 marcos motores analisados, alcançou-se o sentar sem apoio de acordo com margem aceitável e o andar independente com 1 ano e 8 meses, evidenciando atraso de 2,4 meses comparado ao desenvolvimento motor típico. DISCUSSÃO: Os achados na literatura corroboram com o atraso justificável no alcance dos marcos do desenvolvimento em crianças com SD. CONCLUSÃO: Com o desfecho evidenciou-se que embora crianças com SD alcancem os marcos motores de forma tardia, quando comparado aos de crianças típicas, neste relato específico, foi possível alcançá-los em sua maioria dentro das margens preditas pelos estabelecidos nas janelas de desenvolvimento ou com um pequeno atraso no marco andar sozinha.