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Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.

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Trabalho de Conclusão de Curso - Luiz Carlos Reis da Silva Filho (1.229Mb)
Fecha
2021
Autor
Filho, Luiz Carlos Reis da Silva
Metadatos
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Resumen
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice- versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo de ensino­aprendizagem em Química Analítica Qualitativa, componente curricular responsável por apresentar métodos analíticos para a identificação da composição de amostras. A determinação de ânions, no IFRJ campus Duque de Caxias, é dividida em dois momentos, onde o primeiro é dedicado à realização dos ensaios preliminares e o segundo compreende os ensaios específicos. Nos ensaios preliminares são coletadas as informações que serão utilizadas na definição da matriz de possibilidades, considerando­se o universo analítico em estudo. Após a obtenção da matriz de possibilidades são realizados os ensaios específicos e, por fim, obtém­se o laudo da amostra. Neste processo, a organização e triagem dos dados experimentais obtidos nos ensaios preliminares consome um tempo, que poderia ser melhor utilizado na realização dos ensaios específicos, principalmente, na análise de amostras que são instrumentos de avaliação final na disciplina de Química Analítica Qualitativa. Assim, este trabalho visou a construção de uma planilha eletrônica interativa para auxiliar na determinação de ânions, realizando de forma mais rápida a triagem dos íons para obtenção da matriz de possibilidades. Professores de química analítica do IFRJ, foram convidados a avaliar a ferramenta por meio de um questionário online. Para tal, foi elaborado um documento para apresentação dos procedimentos experimentais realizados na determinação de ânions, nas aulas de Química Analítica Qualitativa do IFRJ campus Duque de Caxias, a fim de indicar os parâmetros utilizados para o desenvolvimento e uso da ferramenta. A ferramenta caracterizou­se como inovadora por utilizar recursos digitais, ainda não utilizados no ensino de química analítica qualitativa para auxiliar a identificação de ânions em aulas experimentais, por meio da TDIC.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/773
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

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